Brandt Meio Ambiente, do Grupo Promon, responde pela gestão socioambiental do sistema de geração da Cemig

Publicado em 29/04/2014
Contrato terá três anos de duração e envolve o gerenciamento socioambiental de 50 unidades do sistema gerador da empresa

Reconhecida como umas das principais empresas brasileiras no desenvolvimento de projetos e consultoria ambiental, a Brandt Meio Ambiente, uma empresa da Promon Meio Ambiente, do Grupo Promon, comemora a assinatura de um contrato com a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, considerada a maior empresa integrada de energia elétrica do Brasil. Pelo contrato, a Brandt fica responsável pela gestão socioambiental integral da maioria das unidades que compõem o sistema de geração da empresa.

“Ficaremos responsáveis pela integralidade da gestão socioambiental de 13 usinas hidrelétricas, 30 pequenas centrais hidrelétricas, duas usinas termelétricas e cinco unidades de conservação, vinculadas às usinas hidrelétricas, o que inclui a realização de estudos, especificações técnicas e execução das obras e projetos necessários ao gerenciamento socioambiental dessas unidades”, explica Wilfred Brandt, diretor-presidente da Brandt Meio Ambiente. .

O contrato terá três anos de duração. O seu escopo é amplo e detalhado e inclui, entre outras atividades, a gestão dos planos de uso e conservação do entorno dos reservatórios, o mapeamento e a execução de ações voltadas à preservação da fauna e flora e o relacionamento com as comunidades envolvidas.

O diretor-presidente se entusiasma com a possibilidade de aplicar nesse contrato o pleno potencial de competências da empresa. “A Brandt completou 25 anos de atividades em 2013 e, ao longo de nossa trajetória, desenvolveu mais de uma dezena de metodologias próprias – mapeamento de biótopos, avaliação de impacto ambiental, conversão florestal, entre outras – e comprovadamente eficazes para a solução de quaisquer questões relacionadas à gestão socioambiental. Essas metodologias serão perfeitamente aplicáveis à realização desse contrato com a Cemig”, informa Wilfred Brandt.

“Além dessas experiências, muitas das quais realizadas para empresas do setor energético no Brasil e no exterior, mantemos um corpo técnico altamente especializado e multidisciplinar, organizado em mais de 50 disciplinas que envolvem desde engenharia ambiental até especialidades da biologia e da zoologia e seus diversos ramos como ictiologia, da arqueologia e da espeleologia. Uma parcela importante dos nossos profissionais será alocada para o atendimento das demandas da Cemig”, comenta Wilfred. E continua, “também teremos a oportunidade de envolver as competências de outras empresas de nosso grupo como a TerraVision Geotecnologia e Geoinformação, que oferecerá suporte com suas avançadas tecnologias em geoprocessamento e sensoriamento remoto para monitoramento e mapeamento das áreas, via imagens de satélite”.

“É um trabalho de grande porte e de enorme responsabilidade a ser prestado para uma das maiores empresas do setor elétrico do País e fora dele. Essa conquista premia as competências da nossa empresa e mostra que estamos preparados para os desafios que o mercado impõe”, finaliza Wilfred Brandt.

Sobre a Promon Meio Ambiente
Criada em 2011, a Promon Meio Ambiente nasceu como um passo importante do Grupo Promon em seu propósito de ter a sustentabilidade como eixo inspirador de suas atividades. Polo de negócios na área ambiental voltado aos setores de infraestrutura, a Promon Meio Ambiente vem sendo modelada como uma soma de expertises: as do próprio Grupo, particularmente da Promon Engenharia e de sua área de meio ambiente, e as que advêm das empresas Brandt Meio Ambiente, TerraVision Geotecnologia e Geoinformação e Verti Ecotecnologias.