Projeto do Consórcio SPS, no qual a Promon Engenharia é uma das consorciadas, ganha prêmio internacional pela utilização de software 4D da empresa americana Synchro

Publicado em 22/01/2014
O trabalho vencedor superou 15 projetos de empresas do Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, China, Alemanha e Brasil
 
O Projeto 4D “Processo de gerenciamento de tubulação por spool em todo o ciclo de vida do EPC”, apresentado pelo Consórcio SPS, o qual a Promon Engenharia é uma das consorciadas, foi o vencedor na categoria “Industrial Project” do “SYNCHRO Visual Planning Awards”, promovido pela Synchro Software Ltd., proprietária do software Synchro 4D.  A premiação aconteceu durante a conferência anual da empresa de software nos dias 20 e 21 de janeiro, em Orlando (Flórida/EUA), na qual participaram os usuários do software 4D no mundo.
 
“O processo de gerenciamento implementado pelo Consórcio SPS com o uso desse software é pioneiro e inovador e, certamente, este é um diferencial expressivo que contribuiu para a nossa premiação”, comemora Cesar Vilela, gerente de planejamento da Promon Engenharia, que com Wagner Martins, coordenador de planejamento da empresa, representaram o Consórcio SPS na premiação. Eles foram os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação do processo no projeto de ampliação do Terminal de Cabiúnas - TECAB, da Petrobrás, em Macaé, no Rio de Janeiro. No desenvolvimento do trabalho premiado, houve também a participação de Nick Azevedo, engenheiro de planejamento do Consórcio SPS, pela Promon.
 
No momento da premiação, a Synchro Software Ltd. conferiu ao projeto vencedor os seguintes atributos: “Scale, Size and Level 400 BIM detail; Planned b place by spool for process plant construction; Planned through entire lifetime of spool (Manufacturing, Logistics, Installation and Commisioning); Model based scheduling; Integration of People (Participants, expert e decision makers), Process (Design, Planning, Construction, Operation) and Data (Design, Planning and Tracking)”.
 
 “Estamos muito orgulhosos por essa premiação. Ela reforça a reputação positiva das empresas Skanska, Promon Engenharia e Toyo-Setal no mercado da construção industrial como um todo. E o prêmio tem ainda mais valor quando consideramos que a disputa aconteceu com 15 outros excelentes projetos e na etapa final tivemos como concorrentes diretos trabalhos apresentados por nomes de peso como o Consórcio CNCC (Camargo Correa/CNEC – RNEST, do Brasil e a Siemens Turbine, da Alemanha”, informa Cesar Vilela.
 
“A conquista desse prêmio é, fundamentalmente, resultado de processos internos bem definidos, do nosso know-how na utilização do software Synchro 4D e do comprometimento dos profissionais do Consórcio SPS. Esses fatores garantem que a visão completa de todo um contrato EPC possa ser controlado e gerido de forma consistente e integrada”, finaliza Cesar Vilela.
 
Além da categoria “Industrial Project”, o SYNCHRO Visual Planning Awards também reconhece outras: Buildings, Roads & Bridges, Project of the Year, Partner of the Year e Outstanding Achievement – University Challenge.
 
Sobre o Consórcio SPS
 
O Consórcio SPS, composto e pelas empresas Skanska, Promon Engenharia e Toyo-Setal., foi constituto em março de 2012  para executar a ampliação do Terminal de Cabiúnas - TECAB, da Petrobrás, em Macaé, no Rio de Janeiro.
 
O Terminal de Cabiúnas opera desde 1982 e hoje é considerado um dos maiores polos de processamento de gás natural do Brasil. A sua ampliação faz parte no projeto “Rota Cabiúnas”, integrante do Plansal.
 
Sobre a Promon Engenharia - www.promonengenharia.com.br
 
Fundada em 1960, a Promon Engenharia, pertencente ao Grupo Promon, é uma empresa brasileira reconhecida por sua competência em engenharia, gerenciamento de empreendimentos e forte capacidade empreendedora. Sua atuação abrange prioritariamente projeto, integração e implementação de soluções complexas de infraestrutura para setores-chave da economia. Entre eles, destacam-se mineração e metalurgia, energia elétrica, óleo & gás, indústrias de processo e química e petroquímica.
 
Em seus 52 anos de atividade, a Promon Engenharia desenvolveu um dos mais expressivos conjuntos de projetos já realizados por uma empresa nacional nas áreas de infraestrutura. Neste período, participou de iniciativas que trouxeram impactos diretos para o desenvolvimento do país, como a construção de refinarias de petróleo, unidades petroquímicas, terminais marítimos, usinas geradoras de energia e seus sistemas de transmissão, plantas siderúrgicas e de mineração, indústrias automotiva e aeronáutica, implantação de redes de telefonia, edificações comerciais, além de grandes projetos ferroviários, rodoviários e de transportes urbanos.
 
O destaque como “Empresa do Ano”, conquistado pelo Grupo Promon, na edição de 2011 do anuário “Melhores e Maiores” da revista Exame, a presença constante do Grupo nos rankings das melhores empresas para se trabalhar e das empresas-modelo em sustentabilidade empresarial, conquistas como o Prêmio “MAKE – Most Admired Knowledge Enterprises” e o “Top of Mind em Gerenciamento de Projetos” do PMI – Project Management Institute, além do recebimento do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade, em 2007, demonstram a solidez de suas práticas de gestão e o sucesso do modelo empresarial do Grupo.