Promon Meio Ambiente participa de Observatório Ambiental em São Félix do Xingu, no Pará

Publicado em 19/09/2013
A TerraVision Geotecnologia e Geoinformação, uma das empresas da Promon Meio Ambiente, desenvolveu as bases para a cartografia e os mapeamentos de cobertura vegetal e uso do solo

A Promon Meio Ambiente, por meio de uma de suas empresas, a TerraVision Geotecnologia e Geoinformação, está presente no projeto Observatório Ambiental, recentemente desenvolvido pela ONG The Nature Conservancy – TNC para o mapeamento dos imóveis rurais de São Félix do Xingu, um município quase do tamanho de Portugal, com 90.000 habitantes, localizado no sudeste do Pará, que hoje, após quatro anos, está vencendo a luta contra o desmatamento e que serve de pano de fundo para uma história de sucesso na adoção de práticas sustentáveis na pecuária e pela convivência ambiental saudável entre territórios indígenas e parques – que ocupam a metade de sua área – a mineração e a criação de gado – que concentra um dos maiores rebanhos bovinos do mundo com mais de dois milhões de cabeças.

A TNC, responsável pela gestão ambiental dos imóveis que fazem parte do projeto Observatório Ambiental na região, contratou a Terravision para desenvolver a base cartográfica e o mapeamento da cobertura vegetal e de uso do solo desde o marco zero (2008) até 2012. “O grande desafio para a Terravision era o tempo e, graças a uma tecnologia que permite uma classificação de imagem mais avançada, desenvolvemos um sistema pouco utilizado no Brasil, baseado na equação objeto x segmentação, que reduziu para apenas três meses a realização de um trabalho que por outros meios mais convencionais demandaria cerca de um ano”, afirma Allan Brandt, diretor da TerraVision.

O projeto Observatório Ambiental contribui para os pecuaristas da região obterem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma espécie de CPF rural, sem o qual não poderão vender o gado. O CAR utiliza imagens de satélite para mapear os imóveis rurais. A partir dele, é possível auxiliar o produtor a identificar e recuperar as áreas de Reserva Legal e Proteção Permanente que precisam ser restauradas.

Sobre a Promon Meio Ambiente

Criada em 2011, a Promon Meio Ambiente nasceu como um passo importante do Grupo Promon em seu propósito de ter a sustentabilidade como eixo inspirador de suas atividades. Polo de negócios na área ambiental voltado aos setores de infraestrutura, a Promon Meio Ambiente vem sendo modelada como uma soma de expertises: as do próprio Grupo, particularmente da Promon Engenharia e de sua área de meio ambiente, e as que advêm das empresas Brandt Meio Ambiente, TerraVision Geotecnologia e Geoinformação e Verti Ecotecnologias.