Grupo Promon anuncia uma nova empresa: Promon Intelligens

Publicado em 23/07/2013
A nova empresa oferecerá consultoria estratégica e tecnológica diferenciada e sua formação se vale da experiência do Grupo Promon em mais de 50 anos de atuação no Brasil e no mundo
 
A Promon Intelligens surge da identificação de uma demanda por serviços diferenciados de consultoria em aspectos estratégicos, tecnológicos e de gestão, no âmbito das empresas que vivem dinâmicas complexas de transformação. Essa percepção foi consolidada a partir do estreito relacionamento construído pelo Grupo Promon com um grande número de clientes representativos dos mais variados segmentos de mercado. As competências presentes nas empresas do Grupo e a experiência de trabalhos realizados em 52 anos de atuação motivaram a empresa a trazer ao mercado uma nova proposta de valor.
 
“Temos uma reconhecida competência para tratar de temas desafiadores da realidade atual de negócios. Os clientes do Grupo Promon, pelo seu porte e perfil, constituem uma amostra significativa de empresas que podem se beneficiar da oferta de serviços integrados de consultoria, fundamentados nos três pilares de atuação do nosso Grupo: a visão sistêmica do ambiente de negócios do cliente, o pleno acesso a inovadoras tecnologias aplicadas e a capacidade de implementação de empreendimentos”, afirma Luiz Fernando Rudge, diretor-presidente do Grupo Promon.
 
“As mudanças associadas à tecnologia, cuja evolução caminha velozmente, hoje interferem diretamente na formulação e desenvolvimento das estratégias das empresas. O nosso histórico de busca contínua pela inovação, aliado ao nosso ambiente de empresas de forte base tecnológica e ampla base de conhecimentos, nos credencia a auxiliar nossos clientes na antecipação de tendências e no alinhamento das tecnologias disponíveis para fazer frente às suas estratégias”, diz Rudge.
 
Dispor de uma visão sistêmica, um dos pilares de atuação da Promon Intelligens, torna-se essencial para o sucesso de empreendimentos em ambientes cada vez mais complexos, nos quais a interdependência de vários fatores precisa ser cuidadosamente considerada nas decisões estratégicas, de modo a aumentar a eficiência e reduzir os riscos do negócio. O Grupo Promon é pioneiro na aplicação de metodologias integradas a essa visão sistêmica, como aquelas preconizadas pela abordagem interdisciplinar da engenharia de sistemas, o que permite à Promon Intelligens, ao analisar o futuro do negócio do cliente, abordar simultaneamente temas que, se considerados de forma isolada, podem não refletir a real dimensão dos desafios empresariais. Essas questões incluem aspectos regulatórios, o meio ambiente, a adequação cultural de um empreendimento, entre outras.
 
A maioria dos líderes empresariais concorda que um dos fatores responsáveis pela dificuldade de atingimento pleno dos objetivos de um negócio é a implementação deficiente das estratégias formuladas. A gestão da implementação constitui, assim, um dos principais diferenciais da Promon Intelligens. Ao longo de todos esses anos de atuação, o Grupo Promon adquiriu uma reputação inigualável no gerenciamento de projetos e na implantação de novos negócios. A organização detém um acervo de metodologias que garantem a eficaz implementação de suas recomendações dentro do prazo e do custo desejados.
 
Resolução de problemas pela priorização do conhecimento diferenciado e inovador, onde ele estiver
 
O acesso ao conhecimento técnico e tecnológico presente no universo do Grupo Promon permite à Promon Intelligens oferecer uma amplitude de serviços de qualidade, estruturados em uma proposta de valor que visa auxiliar na resolução de problemas dos clientes, por meio de recomendações das melhores estratégias e de soluções técnicas adequadas para o sucesso dos projetos e negócios.
 
Essa rede de conhecimento é composta, internamente, pela Promon Engenharia, referência em engenharia e gerenciamento de projetos, com ampla experiência em empreendimentos nas modalidades EPC (Engineering, Procurement and Construction) e EPCM (Engineering, Procurement and Construction Management); pela Promon Meio Ambiente / Brandt, líder em consultoria ambiental, geoprocessamento e desenvolvimento de ecotecnologias; e pela PromonLogicalis, maior integradora de soluções de tecnologia de informação e comunicação da América Latina.
 
Em outras esferas mais específicas do conhecimento, a Promon Intelligens conta, ainda, com o suporte do ITP – Instituto de Tecnologia Promon, uma entidade atuante na prospecção de novas tecnologias e no fortalecimento do relacionamento do Grupo Promon com o mundo acadêmico; e do Instituto Razão Social, uma sociedade sem fins lucrativos que conjuga os investimentos sociais do Grupo na área da educação.
 
Luiz Fernando Rudge finaliza: “Para sermos assertivos, a nossa proposta de consultoria estratégica e tecnológica é abrangente. Oferecemos toda a expertise do Grupo Promon e, caso este conhecimento não esteja disponível internamente, contamos com recursos diferenciados na nossa rede estendida, por meio de parcerias com entidades nacionais e internacionais, dentre elas a já formalizada com o MIT – Massachussets Institute of Technology, e outras em fase de desenvolvimento na Europa e Estados Unidos."
 
Sintetizando, a capacidade de antecipar tendências tecnológicas, regulatórias e de mercado; o acesso às competências presentes nas demais empresas do Grupo e a um ecossistema de organizações de ponta; e o histórico de sucesso na implementação de empreendimentos e projetos, posicionam a Promon Intelligens de forma diferenciada no ambiente de negócios brasileiro.
 
Sobre o Grupo Promon
 
Fundada em 1960, a Promon é um grupo empresarial brasileiro reconhecido por sua competência em engenharia, gerenciamento de empreendimentos e forte capacidade empreendedora, cujos únicos acionistas são profissionais vinculados à organização. Sua atuação abrange prioritariamente projeto, integração e implementação de soluções complexas de infraestrutura para setores-chave da economia. Entre eles destacam-se: energia elétrica, óleo e gás, indústrias de processo e manufatura, química e petroquímica, mineração e metalurgia, infraestrutura e edificações especiais, meio ambiente e tecnologia da informação e comunicação.
 
As atividades operacionais da organização são conduzidas por seis entidades: a subsidiária integral Promon Engenharia, a PromonLogicalis Latin America (joint venture com a companhia britânica Logicalis Group), a Trópico (joint venture com a Fundação CPqD e a Cisco Systems), a Promon Meio Ambiente (Brandt, TerraVision e Verti), a P2Brasil Gestão de Recursos (joint venture com o Pátria Investimentos) e a Promon Intelligens. Compõem ainda o Grupo a Fundação Promon de Previdência Social, o Instituto de Tecnologia Promon e o Instituto Razão Social, entidade mantida em associação com a Gerdau, que conta com a parceria tecnológica da IBM Brasil. A Promon Novos Negócios é uma área da holding Promon S.A. com a missão de desenvolver de forma estruturada e consistente a vocação empreendedora do Grupo.
 
O destaque como “Empresa do Ano” na edição de 2011 do anuário “Melhores e Maiores” da revista Exame, a presença constante da Promon nos rankings das melhores empresas para se trabalhar e das empresas-modelo em sustentabilidade empresarial, o reconhecimento de hors-concours no prêmio "Top of Mind" do Project Management Institute - PMI, conquistas como os Prêmios “MAKE – Most Admired Knowledge Enterprises” e “PMO do Ano 2012”, além do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade, em 2007, demonstram a solidez de suas práticas de gestão e o sucesso de seu modelo empresarial.