01. Erradicação da Pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
A Promon desenvolve ações sociais por meio de suas entidades sociais parceiras. Estas entidades são selecionadas a partir do alinhamento de sua atuação e de sua proximidade aos escritórios e às obras em que a Promon atua. São estabelecidas parcerias duradouras, de maneira a contribuir continuamente para o desenvolvimento de determinadas comunidades, atuando, por meio do Programa de Voluntariado Promon, principalmente na área da educação, pois a Promon acredita que a educação é um dos fatores cruciais para o combate à pobreza. Essas entidades também são beneficiadas pelas tradicionais campanhas de arrecadação promovidas pela empresa, tais como, a Campanha do Agasalho e a Campanha de Natal.
Outro benefício do Programa de Voluntariado é a Consultoria Social, que consiste em serviço voluntário de consultoria para as entidades parceiras, a fim de melhorar os seus processos e gestão e, consequentemente, promover a manutenção do apoio dessas entidades aos seus beneficiados (crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social).
Link ODM
02. Fome zero e agricultura sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Destacamos que a Promon apoia as empresas da indústria do agronegócio no processo de automação e digitalização dos processos no campo, aumentando a produtividade e prevenção de riscos por meio da integração de diversos artefatos tecnológicos e softwares.
Link ODM
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades
A Promon possui uma série de ações que proporcionam o bem-estar e a qualidade de vida de seus profissionais. É possível destacar o horário flexível, banco de horas, o trabalho remoto, o ambiente aberto e de constante aprendizagem, bem como atividades relacionadas a Gestão de Saúde. Além disso, nos projetos sob gestão da Promon, são implantados planos de treinamento da qualidade, segurança, saúde e meio ambiente, visando à conscientização. Alguns exemplos são:
- Higiene bucal;
- Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs);
- Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs);
- Organização e Limpeza;
- Educação alimentar, redução e controle de hipertensão e diabetes;
- Saúde da mulher (prevenção e controle câncer de mama e colo de útero);
- Saúde do homem (prevenção e controle câncer de próstata);
- Segurança no Trânsito;
- Campanhas de vacinação (atualização vacinal);
Em 2017, foram investidas cerca de 51.889 homens-hora em treinamentos específicos relacionados ao tema.
Ainda, a Promon, por meio de uma de suas empresas, apoia instituições de saúde a oferecerem serviços mais seguros com o uso da tecnologia, sendo alguns deles primordiais como o monitoramento de equipamentos e sistemas de prevenção de perdas, bem como sistemas que reforcem o hábito da higiene por parte dos prestadores de serviços de saúde em hospitais colaborando para a redução de infecções hospitalares.
Link ODM
04. Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
A Promon valoriza o compartilhamento do conhecimento, tanto internamente, apoiando o desenvolvimento do negócio, quanto externamente, com a potencialização de impactos positivos nas comunidades em seu entorno.
O Programa de Voluntariado da Promon tem como principal pilar a Educação. As ações voluntárias visam a contribuir para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Em 2017, em parceria com o Projeto English For All, a Promon manteve duas classes de ensino de inglês nos Centros de Crianças e Adolescentes (CCAs), instituição parceira há mais de 11 anos.
No âmbito interno, a Unidade de Relações Humanas, em conjunto com as áreas de negócios, mapeia temas relevantes para promoção de eventos de compartilhamento de conhecimento. Os temas para esses eventos surgem a partir de vários estímulos, desde aspectos advindos do andamento de um projeto, um estudo conduzido por um profissional, identificação de ferramentas operacionais, entre outros.
Do ponto de vista educacional, são estabelecidos convênios com Universidades de ponta e proporcionados créditos educativos que juntos proporcionam aos profissionais um maior acesso a um ensino de qualidade, contribuindo para sua capacitação acadêmica e profissional. Além disso, a Promon promove um programa educacional de ensino à distância, levando uma aprendizagem continuada aos profissionais alocados em obras.
Todos esses eventos e programas educacionais contribuem para o processo de aprendizagem dos profissionais, tanto para aqueles que compartilham o conhecimento como para aqueles que recebem.
Por fim, a empresa potencializa a oportunidade a jovens para o ingresso no mercado de trabalho e para o desenvolvimento educacional, por meio do programa Jovem Aprendiz. Esses jovens são recrutados para vagas em que possam ter uma perspectiva de futuro para sua trajetória profissional, a fim de desenvolvê-los profissionalmente e proporcionar-lhes aprendizado e ascensão no mercado de trabalho.
Link ODM
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
A Promon visa a igualdade de oportunidades, que é proporcionar a todos os profissionais o mesmo tratamento e condições de trabalho, sem distinção de aparência, condição física ou de saúde, cor, estado civil, gênero, idade, língua, nacionalidade, opinião política ou de outra natureza, origem social, orientação sexual, raça, religião ou qualquer outra condição não relacionada à estrita competência profissional. O tema está presente nas políticas de RH, demais políticas internas e diretrizes do Código de Conduta da Promon, especificamente no capítulo "Igualdade de oportunidades". A empresa também é signatária da Carta Empresarial pelos Direitos Humanos e Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero do Instituto Ethos e participa de ações coletivas de ações positivas relacionadas ao tema.
Do ponto de vista de engajamento e sensibilização, recentemente, foi criado um grupo de afinidade, na rede social da empresa, que tem por objetivo discutir e disseminar o tema para todo o efetivo. Este grupo, atualmente, conta com, aproximadamente, 20% do efetivo, homens e mulheres.
Link ODM
06. Água potável e saneamento
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos
Em 2017, a Promon desenvolveu soluções de engenharia nos projetos e soluções operacionais em obras que visavam a captação de 100% de água de processo para tratamento e posterior reuso, zerando o descarte de efluentes contaminados, assim como minimizando o consumo de água dos recursos hídricos disponíveis. Os projetos que tiveram tais soluções abrangem cogeração e indústria.
Quanto à destinação de resíduos, a Promon define, primeiramente, a redução da geração de resíduos com soluções de engenharia que minimizem tais impactos, além de implementar em suas obras a meta de destinação zero de resíduos perigosos ou recicláveis para aterros, tendo obtido 100% de adequação no indicador, segregando e destinando tais resíduos para destinos licenciados de reciclagem ou incineração.
Link ODM
07. Energia limpa e sustentável
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos
A Promon busca desenvolver soluções sustentáveis em seus projetos, sempre visando o melhor aproveitamento dos recursos. Um exemplo relevante é o Projeto da Planta de Geração de Energia Elétrica e Térmica, a partir de Biogás, em determinada Usina de um grande player do setor sucroenergético em que a Promon está executando os serviços de engenharia detalhada da área de biodigestão de torta e da interligação.
Este desenvolvimento é o primeiro de maior escala, a partir de biogás, a vencer um leilão de energia e será a maior planta de geração do mundo a partir desses resíduos. A unidade terá capacidade de geração de 20,8 MW a partir de resíduos orgânicos do processamento de cana-de-açúcar (torta de filtro e vinhaça) que atualmente retornam ao meio ambiente. Como ordem de grandeza, esta unidade será capaz de abastecer com energia uma cidade de 240.000 habitantes.
A Promon já vinha avaliando processos de biodigestão buscando criar uma atuação neste setor e esta nova oportunidade abre para a Promon um leque muito interessante de desdobramentos na aplicação desta tecnologia nesse player, bem como junto aos demais players do setor, que podem utilizar resíduos para geração de energia, disponibilizando confiabilidade (geração distribuída da energia), sustentabilidade (recuperação de resíduos e geração de energia sustentável com redução de emissões de metano), modernidade (aplicação de novas tecnologias na geração) e, portanto, preços acessíveis à energia para todos e todas.
Como grupo empresarial, contribui para a ampliação de soluções que promovam acesso confiável e moderno aos serviços de energia, através da oferta de soluções de transformação digital e uso da internet das coisas, proporcionando maior nível de automação e prevenção em tempo real para as operações.
Link ODM
08. Trabalho descente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos
Desde a sua fundação, a Promon expressa que o lucro não é um de seus objetivos básicos; é antes, um meio para a consecução de seus fins, com estratégias visionárias e inovadoras à época, que visam o desenvolvimento sustentável, equilibrando as dimensões econômica, ambiental e social. Em sua atuação profissional, em posição significativa nos setores relevantes da economia, a Promon respeita a legislação do trabalho e proporciona a seus funcionários condições decentes de trabalho, não fazendo qualquer tipo de discriminação.
A Promon tem compromisso com o desenvolvimento de atividades que promovam um retorno adequado para seus acionistas, em termos de dividendos e crescimento do valor das ações, mantendo a sustentabilidade dos seus negócios.
Destacamos que, em 2017, os projetos em que a Promon atuou empregaram um efetivo médio de 1.806 pessoas com a faixa etária dos 18 aos 75 anos, independente de condição física ou de saúde, cor, estado civil, gênero, idade, língua, nacionalidade, opinião política ou de outra natureza, origem social, orientação sexual, raça, religião ou qualquer outra condição não relacionada à estrita competência profissional.
A Promon possui políticas internas e processos robustos para manter a equidade tanto para “recrutamento e seleção” quanto para “cargos e salários”. As decisões para evolução da carreira são analisadas a partir das competências técnicas e de aprendizado individual dos profissionais. O RH está presente em todas as etapas de promoção para balizar a análise comparativa entre pares e áreas, visando o plano de carreira de todos os profissionais desde seu ingresso na empresa, seja pelo Programa de Estágio, seja em recrutamento de vaga efetiva.
Para estimular o desenvolvimento dos profissionais, o Programa de Capacitação consolida as oportunidades de treinamento oferecidas e facilitadas pela Promon. Atualmente, o Programa de Estágio é considerado uma das principais portas de entrada de jovens talentos, a fim de renovar a estrutura tanto de conhecimento quanto de sucessão e evolução de carreira. O Programa Aprendiz abre também a oportunidade de desenvolvimento dos jovens em relação ao ambiente corporativo e atividades profissionais, em seu primeiro emprego.
Para melhor orientação do plano de ação de RH e acompanhamento da satisfação dos profissionais em relação aos processos, é aplicada anualmente a pesquisa de clima, a qual aponta pontos de melhoria em diversos temas e em 2017 obteve 77% de favorabilidade.
Link ODM
09. Indústria, inovação e inffraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
A Promon estimula e oferece oportunidades para a realização do potencial de seus profissionais, em um ambiente aberto e colaborativo, enfatizando e apoiando a busca de elevado desempenho e no exercício permanente da inovação.
A empresa proporciona a seus profissionais o ambiente aberto e colaborativo, independente de níveis hierárquicos, e utiliza de suas ferramentas para a melhoria contínua de seus processos. Uma dessas ferramentas chama-se “Lições Aprendidas” e consiste em conhecimento adquirido pela experiência e é compartilhado para promover sua aplicação em situações futuras (casos positivos ou de sucesso) ou para evitar a sua recorrência (casos negativos ou de insucesso).
O Roadmap da Promon Engenharia, para os próximos 5 anos, tem como fator chave uma reestruturação do ambiente interno, com foco nas habilidades comunicativas e desenvolvimento intelectual dos profissionais e na reformulação do processo trabalho com a implementação de ferramentas tecnológicas e inovadoras. O Roadmap está diretamente ligado ao fomento de parcerias com novas empresas no mercado, principalmente no ramo de tecnologia e comunicação, além de construir estratégias com maior valor agregado para a experiência do público alvo.
Link ODM
10. Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
A Promon não admite, em seus processos ou no ambiente de trabalho, nenhuma espécie de discriminação relativa a raça, gênero, orientação sexual, cor, religião, idade, origem étnica e/ou qualquer outra classificação. Esta ação está em prática em seus processos de “recrutamento e seleção”, “cargos e salários” bem como no próprio ambiente de seus escritórios, promovendo oportunidades iguais a todos, desde o seu processo seletivo.
Em seus processos de “recrutamento e seleção” e “cargos e salários”, o RH visa garantir que, a cada etapa decisória, sejam analisadas competências técnicas e de aprendizado dos profissionais, evitando tratativas discriminatórias. Nesse sentido, o programa de Aprendiz busca a inserção de jovens no mercado de trabalho, proporcionando uma capacitação técnica diferenciada e que contribui para uma melhor perspectiva de carreira.
A reformulação do processo de trabalho dentro do Roadmap envolve também fomentar a geração de oportunidades no mercado de engenharia, promovendo um ambiente colaborativo nacional, incentivando a execução de atividades em qualquer região do país e expandindo o networking da empresa.
Link ODM
11. Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Os projetos de mobilidade urbana que a Promon trabalhou nos últimos anos, visando melhorar a qualidade de vida da população através de um transporte mais acessível e eficaz em cidades como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro diminuíram o tempo que a comunidade desprende no trajeto, trazendo conforto e abrangendo uma malha de cobertura que disponibiliza melhoria para cerca de 300 mil passageiros/dia.
Link ODM
12. Consumo e produção responsáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
A Promon desenvolveu projetos básicos e executivos para plantas com soluções modernas e automatizadas, com elevados padrões de qualidade, segurança, eficiência operacional e sustentabilidade. Diferentemente da maioria das plantas industriais, plantas projetadas pela Promon em 2016, reaproveitam os resíduos industriais reduzindo resíduos finais, objetivando descarte zero assim como utilizam o conceito de água de reuso que minimiza em 10% a captação de água de poços artesianos. O que é perdido durante o processo produtivo é recolhido e reintroduzido no sistema, diminuindo o consumo de matéria-prima, o que minimiza os impactos ao meio ambiente.
Link ODM
Link ODM
13. Ação contra a mudança global do clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Como uma empresa de soluções para todo o ciclo de vida do empreendimento, entendemos, na Promon, que soluções de engenharia que garantam a redução de impactos negativos da construção e posterior operação da planta devem ser desenvolvidas desde a concepção do projeto. Sendo assim, implantamos soluções de menores emissões atmosféricas fugitivas, lavagem de gases ou captação de gás para reuso em projetos de cogeração, indústria de fertilizantes e tancagem. Redução do consumo de recursos naturais e geração de resíduos em projetos de fundações com técnicas construtivas mais limpas.
Na condução das obras, os estudos de aspectos e impactos ambientais direcionam ações de minimização dos negativos significativos, definindo ações para prevenção e controle de emissões de fumaça preta, prevenção de vazamentos de produtos químicos, controle de efluentes sanitários e industriais
Outro exemplo relevante para esta temática é o Projeto da Planta de Geração de Energia Elétrica e Térmica, a partir de Biogás, em determinada Usina de um grande player do setor sucroenergético em que a Promon está executando os serviços de engenharia detalhada da área de biodigestão de torta e da interligação.
Este desenvolvimento é o primeiro de maior escala, a partir de biogás, a vencer um leilão de energia e será a maior planta de geração do mundo a partir desses resíduos. A unidade terá capacidade de geração de 20,8 MW a partir de resíduos orgânicos do processamento de cana-de-açúcar (torta de filtro e vinhaça) que atualmente retornam ao meio ambiente. Como ordem de grandeza, esta unidade será capaz de abastecer com energia uma cidade de 240.000 habitantes.
A Promon já vinha avaliando processos de biodigestão buscando criar uma atuação neste setor e esta nova oportunidade abre para a Promon um leque muito interessante de desdobramentos na aplicação desta tecnologia nesse player, bem como junto aos demais players do setor, que podem utilizar resíduos para geração de energia, disponibilizando confiabilidade (geração distribuída da energia), sustentabilidade (recuperação de resíduos e geração de energia sustentável com redução de emissões de metano), modernidade (aplicação de novas tecnologias na geração) e, portanto, preços acessíveis à energia para todos e todas.
Link ODM
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
A Promon apoia um projeto de neutralização de carbono. As corridas de táxi corporativas são administradas por um aplicativo de táxi que, em parceria com uma ONG, neutralizam as emissões de CO2 na atmosfera, por meio de replantio de árvores em áreas de reflorestamento, na região Norte do país.
Link ODM
16. Paz, justiça e instituições eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Os princípios de ética e transparência estão inscritos no DNA da Promon desde as suas origens. Fazer com que eles sejam vividos plenamente por toda a organização é um propósito permanente. Redigida em 1970, a Carta de Campos do Jordão expressa os valores e ideais da empresa, sendo considerada como o primeiro código de ética da organização. A Carta expressa a instituição do modelo acionário, em que o capital da empresa passou a ser detido por seus profissionais, e destaca que “o objetivo permanente da Promon é a prestação de serviços de elevado padrão técnico a seus clientes, com estrita observância dos princípios de ética profissional”. Ao longo do tempo, a explicitação desse compromisso evoluiu, tendo sido estabelecido um novo Código de Conduta em 2009, denominado de “Nossa Conduta”, que passou, inclusive, a integrar o livro Corpo e Alma, o qual conta a história da Promon, mostrando seus valores, princípios e razão de existir. Nosso código de ética foi atualizado, em 2015, para o atual Código de Conduta Promon, tornando-se uma ferramenta mais viva e prática. Nesse mesmo ano, foi lançado o abrangente Programa de Compliance Promon, fruto de dois anos de trabalhos prévios, e instituída, formalmente, a Unidade de Compliance na estrutura organizacional.
Recentemente, como consequência desse modelo de gestão sustentável, a Promon foi reconhecida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) como referência para os sistemas de integridade no setor privado, tendo contribuído com um capítulo de livro em que conta as origens remotas do seu código de conduta, a Carta de Campos do Jordão.
Para medir a evolução e percepção interna sobre integridade, em 2017, a Unidade de Compliance realizou uma pesquisa de opinião entre seus colaboradores que nos permitiu identificar pontos a melhorar. Tais melhorias consistiram em ações que robusteceram os controles internos, em sintonia com os padrões legais nacionais e internacionais.
Em 2017 realizamos Workshops de Riscos de Compliance, em que foram analisados fatores de riscos pertinentes à corrupção e desvios de conduta, com proposição de planos de ação a serem acompanhados pela Unidade de Compliance ao longo de 2018. Este processo trouxe maior entendimento sobre os principais riscos de Compliance aos quais a empresa está exposta e como esses riscos serão administrados pela organização.
Ainda no intuito de mitigar a sua exposição a riscos, a Promon criou a Política de Conflito de Interesses e, via questionário, atualizou o mapeamento de potenciais conflitos de interesses de seus profissionais, de maneira a administrar com maior efetividade cada situação.
Recursos de comunicação também foram amplamente explorados para direcionar os holofotes a temas de Compliance, tais como campanhas mensais sobre o tema, uma vez que sensibilizar, informar e engajar os profissionais são exercícios fundamentais para assegurar que as práticas e princípios de Compliance permeiem toda a organização.
Consequentemente, todos os treinamentos de Compliance são adaptados à realidade dos diferentes públicos e contextos de riscos de cada área e tipo de atividade. Da alta liderança aos profissionais alocados em projetos que a Promon executa para seus clientes, todos são envolvidos. Em 2017, iniciamos o novo ciclo de treinamentos que abordam temas como prevenção à corrupção, preservação da livre concorrência, conflito de interesse, processamento de denúncias, entre outros.
O Canal de Conduta Ética, por meio do qual a Promon recebe relatos de descumprimentos do seu Código de Conduta, das suas políticas, dos seus procedimentos ou da legislação vigente, seguiu sua consolidação como uma das principais vias de recebimento de relatos de Compliance, em relação não apenas aos seus profissionais, mas também a seus fornecedores e parceiros. Administrado por uma empresa especializada e independente, que assegura o sigilo e o tratamento adequado de cada situação, o Canal de Conduta Ética é acessível pelos públicos interno e externo, em português, espanhol e inglês, com opção de anonimato e disponibilidade em tempo integral por meio dos atendimentos telefônico (0800 721 0780) e via web (www.canaldecondutaetica.com.br/grupopromon).
Link ODM
17. Parcerias e meios de implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
No âmbito externo, a Promon participou de ações coletivas de combate à corrupção promovidas pelo Pacto Global da ONU. Em relação ao setor em que atua, a empresa contribuiu para a elaboração da cartilha Integridade no setor de construção - Discutindo os Dilemas e Propondo Soluções Para o Mercado, organizada pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDID).
Com suas diversas iniciativas, o objetivo da Promon é um só: fazer de cada membro da sua comunidade um agente ativo na preservação do ambiente ético e dos valores corporativos, alimentando esses elementos que estão na essência da organização e fortalecem o seu modelo de governança.
Link ODM